O bom senso e a moderação.

01/05/2018

   O que é Bom Senso:

   Bom senso é uma qualidade que reúne as noções da razão e da sabedoria, caracterizando as ações que são tomadas de acordo com as regras e costumes adequados para determinado contexto.

   Quando se diz que um indivíduo age com bom senso, significa que utiliza de argumentações e atitudes racionais para poder fazer julgamentos e escolhas assertivas, de acordo com os padrões morais de uma sociedade.

   Sinônimos de bom senso: adequação, cautela, critério, discernimento, discrição, equilíbrio, juízo, ponderação, propriedade, prudência, razão, razoabilidade, reflexão, sabedoria, segurança, sensatez, siso etc.

   Antônimos de bom-senso: desequilíbrio, descontrole, instabilidade, oscilação, desarmonia etc.

   O que é Moderação

    Atitude de continuar na medida exata. Comportamento ou característica de quem evita excessos; comedimento. Que demonstra sensatez e prudência.

   Certamente é possível cultivar o bom senso e moderação e a Bíblia é uma ajuda exelente para nos ensinar.  (Provérbios 3:21) Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista;
   O apóstolo Paulo em suas cartas nos ensina: "Todas as coisas que são verdadeiras, todas as que são de séria preocupação, todas as que são justas, todas as que são castas, todas as que são amáveis, todas as coisas de que se fala bem, toda virtude que há e toda coisa louvável que há, continuai a considerar tais coisas." (Filipenses 4:8) Estudar a Bíblia e seguir seus conselhos certamente resultarão em um comportamento sensato.

   Podemos sempre aprender a fazer as coisas de uma maneira melhor, no entanto, requer que tenhamos humildade e mansidão para aprender, principalmente com os nossos erros e a experiência de outras pessoas. 

Quem anda com sábios se tornará sábio, mas quem se junta com tolos acabará mal ( Provérbios 13:20).

   Um cristão genuíno está sempre disposto  a ajudar ao próximo e a desculpar-se pelos seus defeitos e falhas, assim como a perdoar as ofensas.       Em todos os tempos a igreja passou por momentos difíceis de contendas, heresias, perseguições, intolerãncia e intransigência, mas o Senhor com sua infinita bondade e misericódia tem sempre nos ajudado, apesar de todos os nossos defeitos. O apóstolo Paulo é um grande exemplo de quem reconheceu seus próprios erros e aprendeu, passando de um perseguidor da igreja a um propagador do evangelho, quando de sua cegueira espiritual se arrependeu e enxergou a Cristo.

     Muitas vezes a falta de bom senso e moderação de nossos lideres levam igrejas a se perderem em coisas vãs e tolas que em nada edificam, ao contrário provocam contendas, divisões, julgos e cargas desnecessárias aos membros de suas igrejas. A igreja é sempre edificada na presença do Espírito Santo o que traz paz e alegria aos nossos corações e onde o espírito de Deus está presente certamente haverá bom senso e moderação.

   Sejamos humildes, trabalhemos pela edificação da igreja, oremos sempre e peçamos a Deus que possamos cultivar o bom senso e moderação.

 Versículo bíblicos
..Pois a sabedoria habitará em teu coração, e o conhecimento será agradável. O bom senso te guardará, e a plena inteligência te protegerá. A sabedoria te livrará das veredas dos maus, das pessoas de palavras ardilosas; Provérbios 2

Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados. Tito 2:6

Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 2 Timóteo 1:7

Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; Tito 1:8

ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens. Provérbios 1:4

Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Tiago 3:17

a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto; Provérbios 1:3

Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista; Provérbios 3:21

H.A.A (www.alegrei-me.com.br)